A Deezer, plataforma de streaming de música, está desenvolvendo uma ferramenta que identifica músicas criadas com inteligência artificial (IA), que ‘clonam’ as vozes dos cantores, nesta terça-feira (6).
+Google Ads fica fora do ar e usuários reclamam
+Apple anuncia MacBook Air com tela de 15 polegadas na WWDC 2023
+iOS 17: iPhone SE, X e 8 estão de fora de atualização
Segundo Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer, em um comunicado oficial, a plataforma está comprometida em ajudar os artistas a monetizar melhor sua música, combater fraudes e criar uma melhor experiência para os fãs e usuários:
“A Deezer tem a responsabilidade de criar um ambiente justo e transparente para o consumo de música. Nosso objetivo é eliminar conteúdo ilegal e fraudulento, aumentar a transparência e desenvolver um novo sistema de remuneração em que artistas profissionais sejam recompensados pela criação de conteúdo valioso. É por isso que adotamos a discussão em torno de um novo modelo centrado no artista e agora também estamos desenvolvendo ferramentas para detectar conteúdo gerado por IA”
O CEO da Deezer enfatizou que a ferramenta irá servir para detectar músicas que usam ‘vozes sintéticas de artistas já existentes’, e que acredita que a IA pode ser usada para criar conteúdos novos.
“A IA pode ser usada para criar novos conteúdos incríveis e acredito que há enormes benefícios no uso de IA generativa, mas precisamos garantir que isso seja feito de maneira responsável”