Com a proximidade do Dia dos Namorados, o Procon-SP divulgou algumas dicas para comprar com mais segurança e evitar aborrecimentos.
+ Drone da Boeing se torna primeiro 1º VANT a abastecer avião em voo
+ Samsung Galaxy M12 é lançado no Brasil
+ Hubble produz imagem impressionante de galáxia espiral
+ Duolingo trola alunos “inativos” com projeção em prédios de SP
De acordo com o Procon-SP, é importante fazer uma pesquisa de preços, buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza contato para dúvidas são medidas importantes. É recomendável consultar no site do órgão de defesa do consumidor a lista de sites não recomendados (confira aqui).
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais. Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.
De janeiro a abril de 2021, o principal questionamento foi a demora ou não entrega do produto, com 18 mil queixas. Outros dos principais questionamentos foram: cobrança indevida (9.872), produtos entregues com problemas (4.587), problemas com contrato, pedido ou orçamento (4.509) e serviço não fornecido (2.750).
Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas mais de 105 mil demandas de consumidores que tiveram problemas com compras pela internet; as reclamações de e-commerce somaram 49% das queixas na comparação com as outras modalidades de compras.
É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.