Dicas para deixar a internet Wi-Fi mais rápida

Dicas para deixar a internet Wi-Fi mais rápida

Contratou um plano de internet mas a velocidade da conexão não chega nem perto daquela esperada? Pois a razão pode disso pode estar relacionada a outros fatores que vão além do fornecedor do serviço.

+ Desenvolvimento do GTA 6 ultrapassou US$ 2 bilhões, aponta rumor
+ Brasil atinge marca de cinco milhões de domínios na internet
+ Embraer está com 300 vagas abertas para estágio

Confira a seguir algumas dicas compiladas pelo pessoal da NordVPN para deixar a sua internet mais rápida.

Como saber a velocidade da conexão?

Basta buscar no Google pela palavra-chave “teste de velocidade da internet” e clicar em “executar teste de velocidade”.

Mas vale destacar que, por exemplo, um plano de 100 Mbps não irá entregar sempre esse valor. Um dos fatores que influencia são os dispositivos conectados. Quanto maior a quantidade, menor a banda de internet disponível para cada um deles.

Estado dos dispositivos

Às vezes, a culpa de uma internet lenta não está no plano. Não adianta contratar um pacote de ponta se o seu computador não é capaz de lidar com os padrões de conexão mais atuais. Pode ser também que o cache do navegador esteja cheio, contribuindo assim para a lentidão.

O mesmo valor para o roteador. Um dispositivo desatualizado não rende o mesmo que um atualizado. Mas às vezes, basta uma reinicialização para obter algum ganho de desempenho.

celular WiFi

Posição do roteador

Costuma deixar o roteador em uma posição muito baixa ou em um espaço fechado? Esses são erros comuns que prejudicam bastante o desempenho do Wi-Fi.

O roteador precisa de liberdade para emitir seus sinais e quanto mais barreiras físicas houver em seu caminho, pior será sua emissão.

Repetidor de sinal

A internet é boa perto do roteador, mas o desempenho se degrada longe dele?

A solução está no uso de um repetidor ou de repetidores de sinal, que são aparelhos capazes de estender o alcance da rede Wi-Fi

Invasores

Troque a senha padrão do roteador ou evite o uso de senhas fáceis.

Redes desprotegidas podem ser usadas por terceiros não autorizados (como vizinhos), levando a uma sobrecarga da conexão.

Use uma conexão a cabo

Se você precisa realmente de velocidade, o ideal é trocar o Wi-Fi por uma conexão a cabo, que não é afetada pelo número de dispositivos conectados na mesma rede.