É amanhã! Neste sábado (14) irá ocorrer um eclipse solar anular que poderá ser visto em diferentes lugares do mundo, como Estados Unidos, Brasil, México, Nicarágua, Colômbia, Costa Rica, Panamá, entre outros. Este próximo evento cósmico deve acontecer novamente em 2024, sendo visível no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
+NASA destaca supernova recém descoberta na galáxia espiral NGC 1097
+WhatsApp ganha novo visual para dispositivos Android
+James Webb descobre segredos incríveis da Nebulosa de Órion
Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica, fazendo com que seu tamanho aparente seja menor do que o do Sol. Como resultado, durante o eclipse, o Sol não é completamente coberto pela Lua, e um anel de luz solar brilhante, conhecido como “anel de fogo”, é visível ao redor da Lua.
É importante lembrar que olhar diretamente para um eclipse solar sem a proteção adequada para os olhos, pode causar danos permanentes à visão. Use equipamentos de proteção solar adequados como óculos específicos para observação de eclipse, ou vidro de soldador número 14.
Caso você não tenha nenhum equipamento para observar o eclipse, ou não vai estar nas regiões onde será possível o observar, basta entrar em transmissões ao vivo do evento pela Internet, como a da NASA em seu canal do YouTube.
Através do site ‘Time and Date‘ também é possível conferir a hora exata que o eclipse solar anular irá começar em cada país e cidade.