Elon Musk fez uma previsão ambiciosa, sugerindo que até 2040 poderíamos ter um bilhão de robôs humanoides na Terra, ao concordar com uma postagem feita por David Holz, do laboratório de IA Midjourney.
+Elon Musk divulga vídeo de robô doméstico da Tesla em ação
+TikTok incentiva criação de vídeos na horizontal para rivalizar com o YouTube
+X (Twitter) bloqueia pesquisas por ‘Taylor Swift’ após disseminação de deepfakes pornográficos da cantora
Embora Musk tenha endossado a visão de Holz, ele também acrescentou a ressalva de que essa realidade depende da estabilidade dos fundamentos da civilização.
A Tesla, empresa da qual o bilionário é dono, está investindo em robôs humanoides. O Tesla Optimus, ou Tesla Bot, foi revelado no AI Day da empresa em 2021, com Musk alegando que o robô tem mais potencial do que o próprio negócio de veículos da Tesla a longo prazo.
Já o Optimus Gen 2, um protótipo mais recente, é mais leve, mais rápido e possui movimentos mais humanos, embora ainda não haja uma data de lançamento definida para o mercado, ele conta com estimativas de custo em torno de US$ 20 mil.
Apesar das ambições de Musk e da Tesla, muitas incertezas pairam sobre o futuro da robótica e sua integração na sociedade. Embora Elon possa ter vislumbrado um futuro repleto de robôs humanoides, a realização dessas previsões depende de uma série de fatores, incluindo avanços tecnológicos, aceitação pública e considerações éticas e sociais.