A Embraer divulgou uma curiosa foto que mostra rotores montados sobre um chassi de caminhão. Pois o estranho veículo é parte importante do programa de desenvolvimento do eVTOL da Eve, o braço de mobilidade urbana da companhia aeronáutica brasileira.
+ eVTOL da Eve completa teste de túnel de vento
+ Fokker 100 vai virar jato movido a hidrogênio
+ Os 5 aviões de caça mais numerosos do mundo
O equipamento foi criado especificamente para avaliar o desempenho dos rotores durante a fase de transição do voo. A aeronave da Eve apresenta uma configuração de decolagem + cruzeiro com asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.
De acordo com a Embraer, configuração favorece a segurança, eficiência e confiabilidade, enquanto reduz custos operacionais, de manutenção, reparo e revisão.
Segundo a companhia, os testes em túnel de vento e também outras provas realizadas no mundo real são utilizados para aumentar a fidelidade do simulador de voo e também do sistema fly-by-wire da empresa. A expectativa é que a montagem do primeiro eVTOL da Eve comece no próximo ano, seguido pela campanha de testes, em 2024, e da certificação e entrada em serviço, em 2026.