O Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (agência espacial dos Emirados Árabes Unidos) e a empresa espacial japonesa ispace anunciaram nesta quarta-feira (14) a assinatura de um contrato para o envio à Lua de um robô explorador desenvolvido pelo país do Oriente Médio.
+Fabricante promete desconto equivalente a R$ 3.500 para quem abandonar iPhone
+Voo do helicóptero Ingenuity em Marte é adiado mais uma vez
+Caviar mostra iPhone de R$ 51 mil com pedaço da cápsula espacial Vostok-1
Chamado de Rashid, o robô árabe será entregue na Lua em 2022, na chamada Missão 1 da ispace, que irá ao espaço em um foguete Falcon 9 da SpaceX, a empresa espacial de Elon Musk. Além do transporte, a companhia japonesa ficará responsável por gerenciar a comunicação entre o aparelho e a Terra.
“A Emirates Lunar Mission representa um marco para o setor espacial do país, já que a missão irá contribuir para fornecer dados e informações importantes sobre a Lua para a comunidade científica global, além de testar as nossas capacidades para uma futura missão para Marte”, afirmou em nota Adnan AlRais, gerente do programa “Marte 2117” na agência espacial dos Emirados Árabes, que tem como meta estabelecer uma colônia humana no planeta vermelho nos próximos 100 anos.