Emojis estão sendo usados para mascarar emoções, aponta estudo

Emojis estão sendo usados para mascarar emoções, aponta estudo

Os emojis foram criados originalmente para permitir que as pessoas possam expressar as suas emoções a partir de imagens, de maneira rápida e de compreensão imediata.

+ Veja quais são as maiores marcas de celular do mundo
+ Unrecord: game causa polêmica por ser ‘muito realista’
+ Saiba como localizar câmeras espiãs em um hotel ou Airbnb

Mas um estudo realizado na Universidade de Tóquio (Japão) aponta que o uso desse recurso da era da internet acabou se moldando às regras da sociedade fora do mundo virtual. Mesmo emojis “felizes” podem estar sendo usados fora dos seus sentidos originais.

O estudo, divulgado pela publicação científica Frontiers, contou com 1.289 voluntários. Eles tiveram que responder mensagens em contextos diversos como se estivessem diretamente envolvidos com a situação, ao mesmo tempo registrando o seu estado emocional naquele momento.

 

Uso de emojis foi mais frequente em diálogos entre pessoas próximas e em contextos positivos

Os resultados revelaram que o uso de emojis foi mais frequente em diálogos entre pessoas próximas e em contextos positivos. Ao mesmo tempo, em boa parte das situações, os voluntários utilizaram emojis correspondentes ao seu estado emocional.

Exceto em situações muito extremas. Assim como na vida real muita gente finge um sorriso ao receber um presente indesejado, os emojis também foram adaptados a essa regra social, com o uso dos símbolos de maneira eufemística. Por exemplo: com o envio de um sorriso para esconder uma reação muito negativa.

Responsável pelo estudo, Moyu Liu pretende explorar o tema em novos estudos, com um grupo maior de voluntários podendo dar um cenário mais amplo sobre o tema.