A empresa de tecnologia Akaer anunciou recentemente o envio para o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), da FAB (Força Aérea Brasileira), o primeiro par de asas revitalizados para os aviões de patrulha marítima P-3AM Orion.
+Spotify anuncia aumento de preços no Brasil; veja os novos valores
+Neymar Jr. estreia skin no Fortnite nesta terça-feira (27)
+Hyundai lança serviço de conectividade Bluelink no Brasil
+Descubra o que o WhatsApp sabe sobre você
Iniciado em 2018, o projeto prevê a substituição das asas das nove unidades do P-3AM, que começaram a ser recebidas pela FAB em 2011. Apesar de terem sido modernizados na Espanha antes da sua entrada em serviço, os Orion brasileiros são aeronaves usadas, originalmente do modelo P-3A e compradas de estoques dos Estados Unidos.
As aeronaves foram consideradas uma compra de oportunidade na época, com 12 exemplares tendo sido adquiridos por US$ 7 milhões. Mas com pouco tempo de uso já foram detectadas a necessidade de intervenções mais sérias na manutenção dos aviões.
O projeto de revitalização das asas dos Orion irá permitir estender a vida útil das aeronaves. Será feita a substituição de diversos elementos primários da asa tais como revestimentos superiores, longarinas dianteiras e traseiras, painéis superiores e inferiores dos caixões centrais asa/fuselagem.