A mineradora Anglo American revelou o protótipo de um caminhão gigante de mineração equipado com um conjunto motriz elétrico alimentado por célula de hidrogênio.
+ Volkswagen e Microsoft se unem para levar óculos HoloLens aos carros
+ Hyundai faz investimento de US$ 20 milhões em unidade de carros “Transformers”
+ Ford registra patente de motor a hidrogênio; entenda
O caminhão está em uso na mina Mogalakwena, na África do Sul. Criado a partir da conversão de um modelo convencional a diesel, traz uma bateria de (que permite aproveitar eletricidade dos freios regenerativos) e oito células de combustível a hidrogênio, que fornecem 2 MWh de energia para múltiplos motores com potência combinada de 2.719 cv.
O conjunto motriz foi projetado pela própria empresa e é suficiente para permitir que o veículo tenha uma capacidade de carga de 290 toneladas, ao mesmo tempo eliminando a necessidade dos 900.000 litros de diesel usados anualmente por cada caminhão.
O objetivo imediato da empresa é converter 40 caminhões a diesel da mina sul-africana para a mesma motorização elétrica do protótipo. Mas a expectativa é que a novidade tecnológica chegue em um futuro próximo a todos os 400 veículos de mineração da companhia.