A companhia americana Jetpack Aviation promete para 2023 o lançamento do Speeder, uma moto voadora. Com capacidade de pouso e decolagem verticais, pode atingir uma velocidade máxima de 241 km/h.
+ Blue Origin confirma William Shatner, o capitão Kirk, em novo voo suborbital
+ WhatsApp, Instagram e Facebook permanecem fora do ar
+ Covid-19: Anvisa aprova ensaio clínico com células-tronco
O Speeder está equipado com motores a jato (que podem ser alimentados com diesel ou querosene de aviação) e tem uma autonomia de voo entre 10 e 22 minutos na versão UVS, variando de acordo com a altitude do voo e o peso do piloto.
Ainda de acordo com a Jetpack, a aeronave tem um teto operacional de 15.000 pés (cerca de 4.500 metros) e é voltada para o mercado de recreação. Sem exigir licença de piloto, o treino de voo será fornecido pelo próprio fabricante.
Versão militar
De acordo com a empresa aeronáutica, a moto voadora foi projetada inicialmente com foco em clientes militares. Na comparação com o civil CVS, o Speeder militar pode ser configurado para voo 100% e pode voar por até 30 minutos.
Além do transporte de pequenas cargas, o equipamento é pensado como uma aeronave capaz de realizar ações rápidas de evacuação de feridos em um campo de batalha.