Calma, ponderada (e acionada acidentalmente), a voz da Alexa se tornou uma companhia para muitos fãs de tecnologia neste período de pandemia. E um escritor americano diz ter descoberto quem seria a dubladora cuja voz serviu de base para a assistente virtual da Amazon.
+ Peugeot 2008 Skywalker é SUV para os fãs de Star Wars (e com Disney+ incluso)
+ Conheça vertente da medicina que trabalha o emagrecimento para pessoas acima de 30 anos; Dr. Antônio Dantas explica
+ Veja 5 coisas que dá para fazer com o WhatsApp Pay
+ São Paulo lança projeto tecnológico para o Vale do Ribeira
Recentemente, o autor Brad Stone publicou no site americano Wired um trecho do seu livro Amazon Unbound (Amazon Sem Limites, em tradução livre) onde ele conta como fez para ligar a dubladora Nina Rolle à voz da Alexa.
O trabalho de investigação incluiu o contato com diversos grupos de dubladores. A trilha seguida pelo autor o levou ao então executivo da Amazon, Greg Hart, que teria pré-selecionado as gravações das melhores candidatas, deixando a escolha final para o próprio Jeff Bezos, o dono da empresa.
Stone conseguiu entrar em contato com Nina, que por sua vez se negou a comentar o assunto. Já a Amazon não negou e nem confirmou a informação. Confira um exemplo da voz original de Nina Rolle a seguir.
Apesar de o autor se referir à voz da Alexa em inglês, tudo leva a crer que o mesmo timbre de voz é retrabalhado digitalmente para funcionar também com outros idiomas — incluindo o português.