O Ministério da Defesa da Eslováquia confirmou nesta quarta-feira (22) que o país europeu recebeu uma proposta dos Estados Unidos por 12 helicópteros de ataque AH-1Z Viper, como uma espécie de “brinde” pelo fato de a nação ter decidido ceder 13 dos seus caças MiG-29 – já desativados – para a Ucrânia.
- Polônia e Eslováquia vão enviar caças MiG-29 para a Ucrânia
- Os 5 países com mais helicópteros de combate
- Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MIG-29
Além das aeronaves novas de fábrica, o pacote de US$ 1 bilhão oferecido pelo governo americano inclui também peças, acessórios, treinamento de pilotos e técnicos e os avançados mísseis ar-superfície AGM-114 Hellfire II.
Baseado no projeto básico do helicóptero utilitário UH-1, o AH-1Z Viper é considerado uma espécie de opção de baixo custo ao AH-64 Apache. Fez o seu primeiro voo em 2000 e está em serviço desde 2010 no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
Mesmo assim, o AH-1Z Viper tem um poder de fogo impressionante, com o seu canhão giratório de 20 mm e a capacidade de levar mais de 2,6 mil quilos de carga bélica.
De acordo com o governo da Eslováquia, os helicópteros são também uma espécie de compensação pelo atraso na entrega dos novos caças F-16 para o país. Os substitutos dos MiG-29 na função de defesa aérea serão entregues apenas em 2024.