“Espantalho a laser” ajuda fazendeiros a espantar pássaros de plantações

Sistema foi criado por empresa holandesa e não faz mal aos animais

Esqueça aquela imagem do tradicional espantalho com roupas da fazenda recheado de palha para espantar os pássaros da plantação. Muitas propriedades que testam inovações tecnológicas já estão apostando em sistemas inteligentes para combater pestes que destroem suas colheitas. É o caso de Justin Meduri, gerente da Meduri Farms, que usa lasers para espantar pássaros de suas propriedades.

Leia mais:
+ EUA quer banir câmeras fotográficas e laptops de bagagem de mão em voos
Você sabia que é ilegal fotografar a Torre Eiffel à noite?
WhatsApp terá compartilhamento de localização em tempo real

De acordo com o site ZD Net, a fazenda Meduri já perdeu cerca de 25% de sua colheita em algumas estações em função das aves.  Só no estado do Oregon, o prejuízo nas plantações de blueberry bateram a cifra de US$ 100 mil.

O sistema, chamado Agrilaser Autonomic, foi criado pela empresa holandesa Bird Control Group e é abastecido por seis células solares posicionados ao redor da fazenda. O intuito é simples. Instintivamente, os pássaros tendem a fugir de um raio laser verde como se fosse um predador. Mesmo que atinja os animais, ele não os fará mal.

O Agrilaser emite o feixe em várias direções e em padrões diferentes, criando uma maneira com que os pássaros se sintam inibidos a chegar perto das plantas.

Como o laser emite um raio forte que pode ser prejudicial para a vista humana e até causar acidentes nas estradas, o sistema tem um alarme que, no momento em que o laser atinge uma área fora do espaço determinado, todo o aparelho é desligado.

A expectativa da fazenda Meduri é não perder cerca de 262 mil quilos de blueberry nesta safra graças aos lasers.
Curta nossa página no Facebook

Redação: