Especialista em aviação revela os assentos mais seguros em caso de queda de avião

Especialista em aviação revela os assentos mais seguros em caso de queda de avião
Especialista em aviação revela os assentos mais seguros em caso de queda de avião. Foto: Pixabay

Os viajantes reservam assentos de avião por diferentes motivos – eles querem mais espaço para as pernas, uma vista da janela ou uma saída rápida após o pouso – mas existe um assento que pode mantê-lo mais seguro no caso de um acidente?

+ Os 5 países com mais caças “invisíveis” no mundo
+ Curiosity encontra novos sinais de água no passado de Marte
+ Samsung lança o celular Galaxy A14 5G no Brasil

De acordo com o especialista em aviação Doug Drury em entrevista ao NYPost, o temido assento do meio é estatisticamente o mais seguro se o avião cair.

o temido assento do meio é estatisticamente o mais seguro se o avião cair
o temido assento do meio é estatisticamente o mais seguro se o avião cair. Foto: Pixabay

“Os assentos do meio são mais seguros do que os assentos da janela ou do corredor, isto é, como você pode esperar, por causa do buffer fornecido por ter pessoas de ambos os lados”, disse o professor de aviação da Central Queensland University.

Percorrendo as várias opções de assentos, Drury observou que sentar ao lado de uma fila de saída garantirá a saída mais rápida se houver uma emergência – desde que não haja fogo naquele lado.

+ Vídeo de Influenciadora dançando de biquíni com o padrasto divide opiniões na internet

Mas nem todas as linhas de saída são criadas iguais.

“As asas de um avião armazenam combustível, então isso desqualifica as fileiras de saída do meio como a opção de fileira mais segura”, acrescentou Drury antes de pousar em sua escolha. “Ao mesmo tempo, estar mais perto da frente significa que você será impactado antes dos que estão atrás, o que nos deixa com a última linha de saída.”

O assento mais seguro pode diferir ligeiramente dependendo do tipo e tamanho do avião, mas a física do voo permanece a mesma para todas as aeronaves.

“Geralmente, aviões maiores terão mais material estrutural e, portanto, mais força para suportar a pressurização em altitude”, escreveu o especialista em aviação. “Isso significa que eles podem fornecer alguma proteção adicional em uma emergência – mas isso, novamente, depende muito da gravidade da emergência.”

Cerca de 229 pessoas morreram no ano passado em 12 catástrofes aéreas em todo o mundo, informa a FlightGlobal . Em março passado, 123 passageiros e nove tripulantes morreram quando um Boeing 737-800 operado pela China Eastern Airlines caiu.

Cerca de 229 pessoas morreram no ano passado em 12 catástrofes aéreas em todo o mundo, informa a FlightGlobal
Cerca de 229 pessoas morreram no ano passado em 12 catástrofes aéreas em todo o mundo, informa a FlightGlobal. Foto: Pixabay

Mas acidentes de avião não são muito comuns. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Fonte: nypost

Back to top