O governo de mais de 40 estados dos Estados Unidos entraram na justiça para processar a Meta, dona do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, alegando que a empresa de tecnologia prejudica a saúde mental e física dos jovens.
+WhatsApp deixa de funcionar em celulares com Android antigo
+Instagram testa criar um feed exclusivos para contas verificadas
+TikTok testa aumento do limite da duração dos vídeos
Os procuradores-gerais dos 42 estados norte-americanos afirmam que a Meta alimentou a atual crise de saúde mental entre os jovens, já que a empresa não foi clara, e enganou os usuários de seus aplicativos em relação aos perigos de sua utilização, induzindo ao uso compulsivo e viciante de redes sociais.
De acordo com informações da Reuters, um texto formal com as queixas foi entregue ao tribunal federal de Oakland, Califórnia, e nele, os governos estadunidense afirmam que a empresa “explorou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair (…) e, finalmente, prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros“.
Entre os problemas gerados pelo uso compulsivo das redes sociais nos jovens, o texto aponta a “depressão, ansiedade, insônia, interferência na educação e na vida diária, e muitos outros resultados negativos“.