Nos EUA, dois estudantes chineses encontraram uma forma de enganar a Apple e ganhar dinheiro com iPhones falsos, noticia o NY Times. O golpe era simples: eles enviavam iPhones “piratas” para a assistência técnica, dizendo que eles estavam na garantia e não ligavam mais.
Em boa parte dos casos, a assistência técnica simplesmente enviava um iPhone original para os estudantes.Eles então mandavam os iPhones originais para fora dos EUA eficavam com parte do lucro das vendas.
Por fora, os aparelhos enviados pelos chineses eram idênticos aos iPhones originais. Mas eram na verdade “tijolos” que não ligavam mesmo. Policiais descobriram que os chineses enviaram mais de 3 mil iPhones “piratas” para a Apple.
Destes, metade foram simplesmente devolvidos, mas a outra metadefoi trocada por iPhones novos. Calculando o preço dos iPhones em US$ 600, a polícia então estima um prejuízo de US$ 900 mil para a Apple. Os chineses, que moram nos EUA com visto de estudante, estão sendo processados e não podem deixar o país.