A ESA, a agência espacial europeia, revelou o primeiro esboço do Daedalus (sigla em inglês para Descida e Exploração Autônoma de Estruturas Subterrâneas Lunares), robô que, como o nome deixa claro, será destinado para exploração das cavernas lunares.
+Escritório de arquitetura cria projeto de cidade para Marte
+Jaguar E-Type dos anos 1960 ganha toques de esportivo moderno nas mãos da Helm
+Triumph divulga esboço da futura moto elétrica da empresa
Projetado por um time coordenado pela Julius-Maximilians-Universität, de Würzburg (Alemanha), o robô com formato de uma bola e 46 cm de diâmetro faz parte de um estudo de equipamentos para futuras missões de exploração da Lua. A expectativa dos cientistas é que essas cavernas — identificadas por sondas lunares — possam dar acesso a estruturas abaixo da superfície que possam esconder até depósitos de água.
Para atingir a entrada das cavernas, um cabo metálico — que irá funcionar como antena para a transmissão de dados — irá descer o robô até a entrada da estrutura, quando ele irá se desacoplar e iniciar a sua operação. O pacote de equipamentos da Daedalus inclui câmera estereoscópica, um lidar para mapeamento 3D dessas cavernas, sensores de temperatura e radiação, além de braços robóticos para retirar obstáculos e avaliar as propriedades das rochas.