Encalhado no Canal de Suez desde o último dia 23, enquanto seguia da China para os Países Baixos, o cargueiro Ever Given voltou a flutuar nesta segunda-feira (29). A novidade foi divulgada no Twitter pelo presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.
+Limpar a bolinha do mouse? Relembre 15 dramas de quem teve PC nos anos 90
+Uso de um certo emoji pode ter efeito negativo no trabalho; saiba qual é
+Game of Thrones: cosplayer vira Khal Drogo e arranca suspiros
“Hoje, os egípcios conseguiram encerrar a crise do navio no Canal de Suez apesar da tremenda complexidade técnica que cercava este processo”, comentou o al-Sisi. O canal é uma das principais vias marítimas de comércio do mundo, ligando o Oceano Índico e o Mar Mediterrâneo.
Na noite do último dia 25, os satélites europeus Sentinel-1, registraram imagens do cargueiro de 200.000 toneladas encalhado e também do congestionamento de navios à espera da liberação da passagem pelo canal. Uma imagem registrada em 21 de março dá a dimensão do problema causado pelo incidente.
De acordo com uma nota divulgada pela administração do canal, o navio ainda não está totalmente livre e os esforços para liberação vão prosseguir ao longo do dia, permitindo que posteriormente o Ever Given seja reposicionado e levado para o Grande Lago Amargo, onde ficará ancorado à espera de uma inspeção técnica.