A Eve Air Mobility, braço de mobilidade elétrica urbana da Embraer, completou os testes em túnel de vento com o eVTOL em desenvolvimento pela empresa.
+ MiG-21 da Romênia já tem data de despedida
+ Airbus Loop é uma estação espacial para os astronautas do futuro
+ FAB já soma seis aviões de caça F-39E Gripen
Os testes foram realizados em um túnel de vento perto de Lucerna (Suíça), com um modelo em escala da aeronave elétrica de pouco e decolagem vertical prevista para entrar em serviço em 2026.
A prova é uma importante ferramenta de engenharia utilizada no desenvolvimento de uma aeronave, que permitem monitorar o fluxo de ar sobre e ao redor do veículo, além de suas partes individuais. Eles também são usados para medir as forças aerodinâmicas e as diferentes situações que atuam sobre o veículo, permitindo que a equipe avalie sua elevação, eficiência, e as qualidades e desempenho do voo.
A equipe de engenharia de Eve utilizará os dados coletados por meio dos testes em túnel de vento para continuar a desenvolver as leis de controle do eVTOL. Quando estiver operacional, o eVTOL da Eve terá uma autonomia máxima de 100 quilômetros. A aeronave será pilotada no lançamento, mas projetada para operações autônomas no futuro.