As forças militares dos Estados Unidos são conhecidos pelas aeronaves extremamente avançadas, como os caças F-22 Raptor e F-35 Lightning II. Mas mesmo nesse ambiente de alta tecnologia ainda há espaço para o uso de aviões veteranos. Este é o caso dos F-5N/F.
+ Caça sul-coreano KF-21 Boramae completa primeiro voo
+ Marinha dos EUA usa caça F/A-18 Super Hornet para controlar drones do ar
+ Caça F-35 expande presença global e já soma mais de 750 unidades em operação
O F-5N/F surgiu a partir da modernização de caças Northrop F-5 E/F comprados usados da Suíça nos anos 2000 e que receberam aviônicos atualizados, incluindo um novo radar. A versão monoposto foi redesignada F-5N, enquanto o biposto seguiu com a designação F-5F.
Os jatos operam na Marinha e no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Embora longe da linha de frente, esses jatos veteranos ainda desempenham a importante função de “adversários”, que é como são chamados os esquadrões que se dedicam a simular inimigos dos EUA em missões de treinamento, inclusive em termos de táticas e até pinturas bem diferentes dos caças do país.
Com várias décadas em serviço, os F-5 deverão seguir na função de “adversários” por mais alguns anos. Em 2020, a Marinha dos Estados Unidos comprou outro lote de caças usados da Suíça, elevando a frota do jato a 43 unidades. Todas serão modernizadas novamente para o padrão N+ e F+.