A FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6) que a Azul S.A. (empresa controladora da Azul Linhas Aéreas Brasileiras) foi considerada a vencedora de uma licitação internacional para o fornecimento de dois aviões Airbus A330-200, a um custo de US$ 80,6 milhões (R$ 380 milhões).
+ Frota mundial do A-29 Super Tucano alcança 500 mil horas de voo
+ FAB usa helicóptero empregado em ataque da Ucrânia contra a Rússia
+ Primeiros caças Saab Gripen de produção chegam ao Brasil
O edital da licitação pedia o fornecimento de aviões usados fabricados após 1º de janeiro de 2014 e aptos para a conversão ao padrão militar A330 MRTT, voltado para o transporte de cargas e reabastecimento em voo, a ser realizada pela própria Airbus.
Com capacidade para quase 300 passageiros, os Airbus A330 são utilizados pela Azul desde 2014 sendo o primeiro avião do tipo widebody operado pela companhia. São empregados pela empresa em rotas internacionais.
Já os A330 MRTT entraram em serviço pela primeira vez em 2011 e podem levar até 380 passageiros em configuração de classe única, além de permitir a sua configuração como aeronave VIP e de transporte aeromédico. A lista de usuários do modelo estão Austrália, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, França, Reino Unido e Singapura).