O filme Viúva Negra estreia apenas na sexta-feira (9) nos cinemas e serviços de streaming. Mas já está sendo utilizado como isca para golpes online. É o que aponta a empresa de segurança digital Kaspersky.
+ Anvisa autoriza início de aplicação da Butanvac em voluntários
+ Motorola Moto G9 Play começa a receber atualização para o Android 11
+ Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas
+ Yandex vai implantar serviço de entrega com robôs em universidades dos EUA
Os picos de tentativas de golpe estão relacionados às datas de lançamento anunciados para o longa, que foi adiado por conta da pandemia: 12% no bloqueio de golpes na primeira data anunciada para o filme, em 1º maio de 2020, 13% de incremento na segunda (7 de maio de 2021) e agora 9% de aumento nas tentativas em julho de 2021.
Além de uma série de arquivos maliciosos disfarçados como o novo filme, os técnicos da Kaspersky avaliaram ainda os sites de phishing relacionados ao filme, que traz Scarlett Johansson no papel título, criados com a intenção de roubar informações pessoais e financeiras das vítimas.
O golpe neste caso acontece da seguinte forma: na esperança de ver o filme, as vítimas são redirecionadas para páginas que exibem os primeiros minutos. Só que, para ver o restante, é preciso preencher um cadastro com dados pessoais e um cartão bancário.