Fim! Omegle encerra as atividades e criador desabafa: ‘batalha perdida’

Fim! Omegle encerra as atividades e criador desabafa: ‘batalha perdida’ (Omegle)

O Omegle, site de chat online que foi lançado em 2009, anunciou hoje (9), que encerrou suas operações de forma definitiva! A plataforma permitia que usuários conversassem com estranhos de todo o mundo por meio de texto, vídeo e áudio.

+OpenAI anuncia plataforma para criação de ChatGPT personalizado
+Não sabe o que assistir? YouTube testa função para reproduzir vídeos aleatórios
+ESA divulga as primeiras imagens feitas pelo telescópio Euclid

A informação veio através do próprio criador do Omegle, Leif K-Brooks, em um comunicado publicado no site oficial da rede social. Nele, Brooks aponta entre os motivos do encerramento o estresse e custo das diversas polêmicas, uso por pessoas ruins, e crimes virtuais que ocorreram no Omegle.

Apesar de trabalhar com as autoridades e seguir melhorando a implementação das ferramentas de moderação de conteúdo, os ataques e mal uso do Omegle cresceram muito nos últimos anos, e Leif afirma que não era mais sustentável seguir com o funcionamento da plataforma.

“[…] Uma analogia do mundo físico pode ser fechar o Central Park porque o crime ocorre lá. […] Infelizmente, o que é certo nem sempre prevalece. Por mais que eu desejasse que as circunstâncias fossem diferentes, o estresse e o custo dessa luta – juntamente com o estresse e as despesas existentes de operar o Omegle, e combater seu mau uso – são simplesmente demais. Operar o Omegle não é mais sustentável, financeiramente nem psicologicamente. Francamente, eu não quero ter um ataque cardíaco aos 30 anos”

Redação: