O governo do Reino Unido detalhou a sua proposta para o programa HX da Finlândia, que avalia um substituto para os Boeing F/A-18 C/D que a força aérea do país europeu opera desde 1992.
+VSS Imagine é a primeira aeronave de nova geração da Virgin Galactic
+Modelo russa impressiona com cosplay realista de Lady Dimitrescu, de Resident Evil Village
+Rolls-Royce inicia produção do UltraFan, o maior motor aeronáutico do mundo
De acordo com a publicação Flight Global, a proposta do governo britânico prevê que a Finlândia passe a integrar o consórcio Eurofighter, realizando, além da montagem local da aeronave, a produção dos motores Rolls-Royce EJ200, além de atuar ativamente no desenvolvimento dos sistemas, como o novo radar ECRS 2, do tipo AESA.
Além do caça europeu, participam atualmente da concorrência internacional os Boeing F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler, Dassault Rafale, Lockheed Martin F-35A e Saab Gripen E/F. A empresa sueca, inclusive, aceitou incluir no pacote dois sistemas de controle aéreo antecipado Globaleye, composto pelo radar Erieye e um avião Bombardier Global 6000.
A previsão é que a nova aeronave esteja selecionada até o fim do ano, dando tempo para que as primeiras unidades do novo caça já estejam em operação quando começar a desativação dos F/A-18 C/D, prevista para 2025.