Ford registra patente de motor a hidrogênio; entenda

Ford registra patente de motor a hidrogênio; entenda

A pressão das normas ambientais nos principais países do mundo tem feito com que até mesmo fabricante de carros esportivos tenham optado por iniciar a eletrificação da sua linha de produtos. Mas a Ford está buscando uma alternativa para os fãs dos motores a combustão interna, na forma de propulsores comuns capazes de queimar hidrogênio.

+ Airbus A380 faz 1º voo com 100% de combustível sustentável
+ Samsung Galaxy A13 e A23 chegam ao Brasil
+ Suzuki e SkyDrive firmam parceria para vender carros voadores

De acordo com uma documentos de patente dos Estados Unidos revelados pela publicação Muscle Cars and Trucks, a Ford patenteou um motor turbo com injeção direta capaz de rodar com hidrogênio como combustível.

Embora o hidrogênio seja inflamável, ele exige uma mistura perfeita com o ar atmosférico para evitar a pré-detonação. O que durante muito tempo inviabilizou o uso do gás em motores a combustão.

No lugar de um projeto de motor específico, os documentos divulgados pela publicação mostram um diagrama para permitir a construção desses propulsores a hidrogênio, que, basicamente, dependem de um sistema gerenciado eletronicamente e baseado em uma válvula EGR de funcionamento totalmente variável.

Atualmente, o hidrogênio é utilizado em veículo equipados com célula de combustível, no qual o gás é utilizado em uma reação química para gerar eletricidade.

Redação: