A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, foi processada (mais uma vez) por violação de direitos autorais. A ação conta com nomes famosos da literatura, como George R. R. Martin, autor da saga Crônicas do Gelo e Fogo, que inspirou as séries Game Of Thrones e House Of The Dragon.
+YouTube lança aplicativo de edição para competir com o TikTok
+Neuralink, empresa de Elon Musk, inicia testes em humanos de chips cerebrais
+NASA exibe galáxia incrível que ‘corre’ pelo espaço
De acordo com o The Verge, o processo foi idealizado por Authors Guild, a maior e mais antiga organização profissional para escritores dos Estados Unidos, e 17 autores conhecidos, como Jonathan Franzen, John Grisham, e Jodi Picoult.
Os escritores entraram com a ação coletiva no Distrito Sul, de Nova York, e alegam que a OpenAI teria copiado seus trabalhos ‘sem permissão ou consideração’, e os usou para alimentar o chatbot.
Os autores também afirmam que a OpenAI poderia gerar trabalhos derivados “baseados, resumindo ou parafraseando” suas obras, o que pode prejudicar o seu mercado.
A OpenAI vem enfrentando muitos processos relacionados a direitos autorais. A empresa afirmou, em um pronunciamento para o The Verge, estar em discussões produtivas com os autores ‘para compreender e discutir suas preocupações com a IA’.