O Doodle de hoje celebra o centenário do aniversário do escritor e jornalista italiano Gianni Rodari, amplamente aclamado como um dos autores infantis italianos mais influentes do século XX.
+ Samsung abre pré-cadastro para descontos na Black Friday
+ Ford inicia testes com carros autônomos de quarta geração
+ Revelada falha crítica de segurança do Chrome – veja como atualizar agora
+ Dicas Cartola FC 2020: escalação boa e barata por posição para rodada #18
Rodari ganhou fama por histórias de fantasia acessíveis que incorporavam questões sociais do mundo real, incluindo “ Il romanzo di Cipollino” (“O Conto da Cebola,” 1951), que é representado no Doodle de hoje. Em 1970, ele se tornou o primeiro – e até hoje apenas – italiano a ganhar o Prêmio Hans Christian Andersen de redação, uma das maiores honrarias internacionais da literatura infantil.
Gianni Rodari nasceu neste dia em 1920 na cidade italiana de Omegna. Interessado desde cedo pela educação infantil, ele primeiro lecionou em uma escola primária antes de fazer a transição para trabalhar como repórter de jornal.
Com base em sua experiência anterior, seus editores o convidaram para escrever para a seção infantil do jornal, iniciando sua carreira icônica na literatura infantil. Em 1960, ele havia escrito material suficiente para publicar seu primeiro livro, “Nursery Rhymes in the Sky and on Earth”.
Dois anos depois, ele lançou sua coleção de histórias de sucesso “Telephone Tales”, considerada por alguns como sua obra-prima. Rodari passou a criar uma variedade de literatura amada nas décadas seguintes, ganhando seu lugar como um nome familiar na Itália. Ele simultaneamente contribuiu fortemente para o movimento de reforma educacional do país.
Por suas contribuições à literatura infantil, Rodari ganhou muitos prêmios importantes ao longo de sua vida e hoje suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas.
Feliz aniversário, Gianni Rodari, e obrigado por dar vida à sua imaginação para que as gerações possam desfrutar.