O Google anunciou ontem que não vai mais usar nomes de doces e sobremesas nas futuras versões do Android. A próxima versão, internamente conhecida com o nome de Android Q, será chamada simplesmente de Android 10. Com a decisão, o Google abandona os nomes engraçadinhos que identificavam as versões do sistema.
Nessa convenção, as versões eram batizadas em ordem alfabética, com nomes de doces ou sobremesas. Havia, por exemplo, as versões Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jellybeam, KitKat e assim por diante. A atual versão é a Android 9 Pie.
O Google justificou a mudança com o argumento de que o Android hoje é uma plataforma global, e batizar o sistema com palavras em inglês não fazia sentido em muitos mercados. Além disso, muitos doces e sobremesas populares nos EUA são pouco conhecidos em outras partes do mundo.
O fato é que a mudança pode entristecer os fãs mais nerds do Android, mas beneficia o usuário comum, que não ficará mais confuso ao tentar saber se o Android Pie é mais recente do que o Android Oreo. Outra mudança na marca é que o robozinho do Android agora volta a fazer parte do logo do sistema, mostrado acima.