O Google anunciou nesta semana que está liberando um serviço de VPN grátis mesmo para os usuários do plano Básico (100 GB) do Google One. Até então, o recurso estava disponível globalmente apenas a partir do plano de 2 TB ou nos smartphones Pixel, que não são vendidos oficialmente por aqui.
+ Prefeitura de SP lança o mobizapSP, app concorrente de Uber e 99
+ YouTube vai acabar com anúncios de sobreposição
+ Conheça o JLTV, o novo blindado dos Fuzileiros Navais
Uma vez acionado, o VPN oculta o seu endereço IP (impedindo assim o acesso a sua localização), além de aumentar a segurança do usuário em redes abertas, como um wi-fi público. Os assinantes poderão ainda compartilhar o VPN com outros usuários, desde que eles estejam dentro do seu plano.
A novidade começa a ser oferecida em 22 países, numa lista composta principalmente por países europeus e também alguns da Ásia e América do Norte, mas não o Brasil.
Outra novidade divulgada pelo Google é que os assinantes do One nos Estados Unidos, a partir das próximas semanas, vão ter acesso a um serviço que será capaz de alertar caso os dados pessoais do usuário sejam encontrados na dark web, inclusive sugerindo quais as medidas que devem ser tomadas.