Grupo Hyundai mostra plataforma E-GMP para carros elétricos

Grupo Hyundai mostra plataforma E-GMP para carros elétricos
Grupo Hyundai mostra plataforma E-GMP para carros elétricos

O Grupo Hyundai Motor, que reúne as marcas Hyundai, Kia e Genesis, acaba de lançar sua nova Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP), dedicada aos veículos elétricos a bateria, que são conhecidos pela sigla BEV. A partir de 2021, a E-GMP vai apoiar toda a gama de novos modelos BEVs das três marcas, incluindo o IONIQ 5, da Hyundai, o primeiro BEV dedicado da Kia (a ser apresentado em 2021), além de uma série de outros modelos.

+Drone flagrou desabamento do radiotelescópio de Arecibo
+“Cave Story+” é o jogo gratuito da Epic Games Store na semana
+Empresa russa cria iPhone 12 Pro de R$ 20 mil que não tem câmeras

Projetada exclusivamente para BEVs, a E-GMP oferece várias vantagens em comparação com as plataformas existentes, que foram pensadas predominantemente para acomodar motores de combustão interna. Os benefícios incluem maior flexibilidade de desenvolvimento, desempenho de condução surpreendente, maior autonomia, recursos de segurança aprimorados e mais espaço interno para passageiros e bagagem.

A E-GMP reduz a complexidade por meio da modularização e padronização, permitindo o desenvolvimento rápido e flexível de produtos que podem ser usados na maioria dos segmentos de veículos, como sedãs, SUVs e CUVs. Além disso, o desenvolvimento flexível pode satisfazer várias necessidades dos consumidores quanto ao desempenho do veículo. Como exemplo, um modelo de alto desempenho poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.

Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP)
Plataforma Modular Elétrica-Global (E-GMP)

A E-GMP se caracteriza pela tração traseira. Os clientes poderão escolher entre as configurações de tração traseira apenas ou tração integral; os modelos com este último tipo de tração podem ser equipados com um motor adicional. O sistema de tração integral inclui um recurso para interrupção de transmissão, que pode controlar a conexão entre o motor adicional e as rodas dianteiras, e alternar entre os modos de tração em duas ou quatro rodas para aumentar a eficiência, oferecendo o nível ideal de potência ou desempenho para as condições de condução reais.

O novo sistema compacto de energia elétrica (PE) da E-GMP consiste em um motor potente, transmissão EV e inversor. Esses três componentes são integrados em um único módulo compacto. Isso garante um desempenho poderoso, aumentando a rotação máxima do motor em até 70% em comparação com os motores existentes. O motor de alta rotação é menor que outros motores, ao mesmo tempo em que oferece desempenho similar e maior eficiência em espaço e peso.

E-GMP
E-GMP

Ao contrário dos modelos BEVs anteriores, que só aceitam carregamento unidirecional, o sistema de recarga da E-GMP é mais flexível. A Unidade de Controle de Carga Integrada (ICCU) recentemente desenvolvida para a E-GMP, representa um avanço dos Carregadores de Bordo (OBC) existentes, que normalmente permitem que a eletricidade flua apenas em uma única direção a partir de uma fonte de energia externa.

A ICCU possibilita uma nova função de recarga para o veículo (Vehicle-to-Load, V2L), que pode transferir energia da sua bateria sem componentes adicionais. Isso permite que o BEV baseado na E-GMP alimente outras máquinas elétricas (110/220V) em qualquer lugar. O sistema pode até ser usado para recarregar outro automóvel elétrico.

Back to top