O hacker responsável por roubar e divulgar dezenas de clipes de GTA 6 no ano passado foi condenado à prisão perpétua em um hospital, de acordo com um relato da BBC.
+ GTA VI: Em menos de 24h, trailer já conta com mais de 85 milhões de visualizações
+ Instagram lança novo recurso para criar modelos e trends personalizados nos Stories
Arion Kurtaj, de 18 anos, só poderá ser libertado no futuro se os médicos decidirem que ele não representa mais um perigo para outras pessoas. Ele foi preso pela polícia de Londres em Oxford em setembro de 2022, depois que as imagens do jogo começaram a circular pelas redes sociais.
Na ocasião, ele se declarou inocente e mais tarde foi julgado por crimes cibernéticos associados ao grupo de hackers Lapsus$, que incluíam violações da Uber e da Nvidia, além de vazar informações sobre o GTA 6, que ainda não tinha sido anunciado pela Rockstar Games.
Kurtaj conseguiu invadir os sistemas da Rockstar de seu quarto de hotel usando apenas um Firestick da Amazon. Na época, ele postou que era um hacker no Slack da empresa e mais tarde ameaçou divulgar o código-fonte do GTA 6, a menos que a Rockstar negociasse com ele pelo Telegram.
Os profissionais de saúde consideraram Kurtaj incapaz de ser julgado devido ao seu autismo agudo. No entanto, o júri determinou que ele foi responsável pelos ataques cibernéticos, apesar de não serem capazes de julgar a natureza criminosa de seus atos.
Durante a sentença, uma avaliação de saúde mental determinou que Kurtaj “continuou a expressar a intenção de retornar ao crime cibernético o mais rápido possível”, chamando-o de “altamente motivado”, segundo o relato da BBC.
O depoimento no tribunal também afirmou que ele foi violento enquanto estava sob custódia para o julgamento. Como resultado, ele agora será mantido em um hospital seguro pelo resto da vida.