O helicóptero Ingenuity, da Nasa, realizou na última segunda-feira (5) o seu 9º voo nos céus de Marte. De acordo com informações do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial dos Estados Unidos, este foi o voo mais desafiador já realizado pela aeronave até hoje.
+ Nintendo revela novo Switch com tela OLED
+ Gramado Summit fará evento com Washington Olivetto, Eco Moliterno e Ana Antunes
+ Cartucho raro de The Legend of Zelda vai a leilão nos EUA
+ Embraer abre vagas para o Programa de Especialização em Engenharia
O 9º voo do Ingenuity teve duração de 166,4 segundos e a aeronave atingiu uma velocidade máxima de 5 m/s, percorrendo uma distância de 625 metros. Durante o percurso, a câmera de navegação produziu a imagem que ilustra este texto.
Este foi o voo mais longo já realizado pela aeronave tanto em tempo quanto em distância. O recorde anterior foi atingido no 6º voo, em 22 de maio, quando o Ingenuity percorreu 215 metros e voou por 139,9 segundos, se locomovendo do “campo de pouso B” para o “campo de pouso c”.
Primeira aeronave a realizar um voo controlado em Marte, o Ingenuity foi levado para o planeta vermelho pelo robô Perseverance, que pousou na superfície marciana em fevereiro. Já o primeiro voo do helicóptero aconteceu em abril.