Honda lança no Japão carro autônomo de nível 3

Honda lança no Japão carro autônomo de nível 3

A Honda começa a vender a partir desta sexta-feira (5) no mercado japonês a nova geração do sedã de luxo Legend, que está equipado com o novo Honda Sensing Elite. O novo pacote agrega todos os itens tecnológico dos carros equipados com o sistema Sensing — que já traziam funções como frenagem autônoma e controlador automático de velocidade adaptativo — mais o “Traffic Jam Pilot”, qualificada para direção autônoma de Nível 3 (direção autônoma condicionada em uma área limitada).

+Sumitomo Rubber abre novas instalações de testes de pneus no gelo no Japão
+Vídeo: Foguete da SpaceX explode após o pouso
+Saab Gripen da FAB inicia testes em voo supersônico

Para o uso do “Traffic Jam Pilot“, a Honda recebeu autorização do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo. A tecnologia permite que o sistema de direção autônoma conduza o veículo, em vez do motorista, sob certas condições, como quando o veículo está em uma via expressa com tráfego congestionado. Para o controle do automóvel, o sistema determina a posição do veículo e as condições da estrada usando dados de mapas tridimensionais de alta definição e de satélite, detectando os arredores do veículo em 360° com o uso de uma série de sensores externos.

Ao mesmo tempo, o sistema acompanha as condições do motorista usando a câmera de monitoramento acoplada dentro do veículo. Com base nessa ampla gama de informações, a ECU principal faz reconhecimentos, previsões e toma decisões adequadas, e aplica um alto nível de controle de aceleração, frenagem e direção para auxiliar o motorista a alcançar uma condução de alta qualidade e suavidade.

O desenvolvimento do sistema pela Honda empregou simulações, nas quais aproximadamente 10 milhões de padrões de possíveis situações do mundo real foram reproduzidos, e uma série de testes de prova foram conduzidos durante a direção em vias expressas por um total de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros. Além disso, o sistema incorpora um design de operação redundante, levando em consideração a segurança e a confiabilidade caso algum tipo de problema ocorra em qualquer um dos dispositivos.

Redação: