Hyper Truck, o caminhão dos sonhos da Bugatti para competir com a Tesla

Hyper Truck

A Tesla tem marcado os segmentos automóveis elétricos desde o Tesla Model S, passando pelo Model X até ao Semi, a empresa americana deixa a sua assinatura em todos esses mercados. No caso dos pesados, o Semi é uma realidade, mas ainda não está sendo comercializado. No entanto, será seguramente um alvo para outras empresas que querem caminhões elétricos. Há muitos protótipos, mas o da Bugatti parece ter saído de um sonho.

+ Xiaomi lança máscara de esterilização elétrica que carrega por USB
+ Hamilton relança o primeiro relógio digital por R$ 5.000
+ Nokia relança o 5310 XpressMusic, em versão repaginada por 39 euros

Bugatti Hyper Truck

O Hyper Truck está equipado com quatro motores independentes (foram aproveitados os do Model 3) que irão entregar uma potência total de cerca de 1.000 cavalos.

Na prática, o Tesla Semi irá conseguir atingir os 100 km/h em cerca de 5 segundos sem carga e, com carga completa (cerca de 36 toneladas) irá atingir a mesma velocidade em apenas 20 segundos.

Para suportar o peso da carga, o Bugatti Hyper Truck Concept vem com quatro pares de rodas. O trailer, no entanto, parece muito curvado para maximizar o volume da carga útil. Portanto, se a Bugatti considerar fazer um destes veículos, a empresa deve manter a traseira no formato convencional para que o caminhão possa cumprir o seu objetivo.

Hyper Truck

A autonomia também não será um problema, visto que possui uma bateria de grande capacidade, que irá fazer o Tesla Semi viajar de 500 a 800 quilômetros. Se esta autonomia não for suficiente, a Tesla introduziu o conceito dos Megachargers, ainda mais potentes que os habituais Superchargers. Nesse sentido, estes carregadores irão permitir realizar uma viagem de 400 quilômetros com uma carga de apenas 30 minutos.

Por enquanto esse caminhão é apenas um exercício de design, longe do que o mundo estará preparado para receber. Contudo, pode ser um sinal da marca, que parece estar muito interessada em povoar as estradas com os seus luxuosos bólides… mas elétricos.