Icarus Aerospace revela uma nova família de aviões de ataque, patrulha e reconhecimento

Icarus Aerospace revela uma nova família de veículos aéreos táticos. Foto: Icarus Aerospace
Icarus Aerospace revela uma nova família de veículos aéreos táticos. Foto: Icarus Aerospace

A Icarus Aerospace, uma empresa canadense, revelou recentemente uma aeronave chamada TAV (Veículo Aéreo Tático em inglês), que eles anunciam como uma “aeronave multi-função altamente personalizável, turboélice, robusta, versátil e tecnologicamente avançada ”. A aeronave é muito parecida com o OV-10 Bronco , com as únicas diferenças sendo um perfil mais aerodinâmico e a adição de uma sonda de reabastecimento ar-ar.

+ Grupo liderado por brasileiro descobre anã branca que gira a 5 milhões de km/h
+ NASA aciona o helicóptero Ingenuity Mars no espaço pela 1ª vez
+ Parte de radiotelescópio que busca vida extraterrestre foi misteriosamente destruída

Marko Ivankovic, Gerente de Desenvolvimento de Produto Sênior e Engenheiro de Teste de Voo da empresa, disse no comunicado à imprensa: “Desenvolvemos o TAV ™ para estar em alinhamento com os mais recentes vigilantes militares armados internacionais e requisitos e desafios de presença persistente. A plataforma da aeronave define um nicho próprio e se destaca no tratamento de todas as ameaças diárias existentes e futuras que nossas tropas, forças de segurança e nosso mundo enfrentam ”.

Como o Bronco, a aeronave é configurada com uma cabine tandem para dois membros da tripulação que apresenta a “mais recente configuração de aviônicos com fusão de sensores e recursos centrados na rede”. Em termos de desempenho, o TAV pode suportar uma carga útil de 8.000 libras em 11 hardpoints de até 36.000 pés e 360 ​​KTAS, com uma resistência de seis horas e meia que pode ser estendida com reabastecimento ar-ar .

Uma renderização do TAV de Ícaro na variante Branta, mostrando as configurações tripuladas e não tripuladas. Foto: Icarus Aerospace
Uma renderização do TAV de Ícaro na variante Branta, mostrando as configurações tripuladas e não tripuladas. Foto: Icarus Aerospace

A aeronave também tem um canhão fixo de disparo para a frente, que nas representações é uma metralhadora Gatling de três canos, e pode ser equipada com uma torre de canhão montada na barriga, muito parecida com o Sistema de Arma de Observação Noturna YOV-10D (NOGS) que foi modificado com a adição da torre de canhão M197 do AH-1 Cobra . Quanto aos sensores, o TAV pode montar até duas torres EO / IR (Eletro-Óptico / Infravermelho) e um radar Leonardo Osprey AESA de 360 ​​graus opcional, o mesmo que está sendo testado atualmente a bordo do US Navy MQ-8C Fire Scout .

De acordo com Ícaro, o TAV é o primeiro de uma família de aeronaves, com uma versão totalmente militarizada chamada Wasp que é anunciada para uma infinidade de funções que vão desde o tradicional Apoio Aéreo Próximo (CAS), Contra-Insurgência (COIN), Avanço Aéreo Controle (FAC), Patrulha de Fronteira, Vigilância e Reconhecimento de Inteligência (ISR) para a Inteligência de Sinal menos esperada (SIGINT), Relé COM / INTEL e Gerenciamento do Campo de Batalha, Patrulha Marítima e Costeira e Guerra Anti-Submarina (ASW).


Back to top