Ingenuity voa mais alto e por mais tempo em seu 2ª voo em Marte

Ingenuity voa mais alto e por mais tempo em seu 2ª voo em Marte

Nesta quinta-feira (22), o helicóptero Ingenuity fez o seu 2ª segundo voo em Marte. Diferente do voo pioneiro, no último dia 19, desta vez a aeronave voou por 51,9 segundos, atingindo a altura de 5 metros, girando em seu próprio eixo e depois se deslocando lateralmente antes de pousar em segurança.

+Covid-19: Anvisa aprova uso emergencial de anticorpos para tratamento da doença
+Antonov inicia produção em série de concorrente do Embraer KC-390 Millennium
+Próximo desafio do robô Perseverance em Marte é testar gerador de oxigênio
+Pesquisadores desenvolvem tinta branca capaz de refletir 98% da luz

De acordo com a Nasa, apesar de ser uma façanha aparentemente tímida, o voo é muito mais complicado do que na Terra, por conta da atmosfera rarefeita e por conta de todo o voo ser controlado de maneira autônoma pela própria aeronave.

Tendo sobrevivido aos seus dois voos, os técnicos da Nasa agora estudam como podem aproveitar melhor o potencial do Ingenuity nos próximos voos, com o objetivo de coletar mais dados sobre o funcionamento de uma aeronave em outro planeta.

Oxigênio

Na última terça-feira (20), o robô Perseverance — que levou o Ingenuity para Marte — realizou com sucesso o primeiro teste com o Moxie, o equipamento experimental que testa a capacidade de converter em oxigênio os gases da atmosfera marciana. Neste primeiro teste, Moxie gerou 5 gramas de O2. Metade da capacidade prevista no projeto e que seria suficiente para garantir a respiração de um astronauta por 10 minutos.