Além de Selena Gomez, outras seis milhões de contas do Instagram podem ter dados vazados
O mesmo bug que fez com que a conta da cantora Selena Gomez tenha sido hackeado na última semana fez com que hackers acessassem muito mais contas do Instagram do que originalmente foi pensado. De acordo com o site The Verge, o ataque não atingiu somente contas verificadas, usuários comuns também foram afetados. Todos esses dados foram parar em um site chamado Doxagram – que já está offline – com cerca de 6 milhões de e-mails e telefones, incluindo o de artistas e contas comuns. Os hackers chegaram a enviar uma lista com 1000 contas disponíveis no sistema de buscas para o site The Daily Beast.
Leia mais:
+ Tinder lidera ranking de lucro entre os apps pela 1º vez; saiba o motivo
+ Pesquisa mostra que jovens estão trocando Facebook por Instagram e Snapchat
+ Game of Thrones: série faz HBO quebrar recorde de lucro em app
Embora o site esteja fechado, há muitas destas informações vazadas circulando pela web. A empresa de segurança RepKight afirmou ter encontrado os contatos de vários famosos em redes.
Veja a lista:
-
Atores: Emma Watson, Emilia Clarke, Zac Efron, Leonardo DiCaprio, Channing Tatum.
-
Músicos: Harry Styles, Ellie Goulding, Victoria Beckham, Beyoncé, Lady Gaga and Rihanna, Taylor Swift, Katy Perry, Adele, Snoop Dogg, Britney Spears.
-
Atletas: Floyd Mayweather, Zinedine Zidane, Neymar, David Beckham, Ronaldinho.
Este vazamento teria sido o estopim para que logo tentassem invadir algumas contas com milhões de seguidores, que foi o caso de Selena Gomez.
“Depois de uma análise mais profunda, determinamos que este problema pode ter afetado contas não-verificadas também. Embora não possamos determinar um número específico, acreditamos que seja um percentual baixo”, disse Mike Krieger, co-fundador do Instagram em um post no blog da plataforma.
“Encorajamos as pessoas a ficarem vigilantes sobre a segurança de suas contas para descobrir se encontram alguma atividade suspeita vinda de mensagens, ligações e e-mails. A segurança da nossa comunidade é muito importante para nós. Lamentamos muito que isto tenha acontecido”, completou.
Embora Krieger fale sobre este “baixo percentual”, vale lembrar que o Instagram tem cerca de 700 milhões de usuários. Os hackers responsáveis pelo Doxagram afirmam ter dados de 6 milhões de contas. É muita gente!