Instituto Butantan inicia testes clínicos do soro anti-Covid

Instituto Butantan inicia testes clínicos do soro anti-Covid

O Instituto Butantan recebeu nesta sexta-feira (15) a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar os testes clínicos em humanos do soro anti-Covid.

+ Banda Coldplay vai usar baterias recicladas de carro elétrico em nova turnê; entenda
+ China vai enviar três novos tripulantes para estação espacial no sábado (16)
+ Avião solar da Airbus, Zephyr completa nova etapa dos testes de voo

Os ensaios clínicos serão realizados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ambos localizados na cidade de São Paulo. O soro é intravenoso, ou seja, é inserido na veia em uma única aplicação. O paciente fica no hospital por um dia e recebe o medicamento.

As fases 1 e 2 dos testes clínicos serão realizadas no modelo randomizado, multicêntrico, e divididas em três etapas. Os voluntários participantes são adultos com mais de 30 anos e com diagnóstico de infecção por Covid-19 confirmado por PCR há no máximo cinco dias.

Na fase 1, que foca na segurança do produto e definição de dose, o estudo vai envolver 30 pessoas transplantadas de rim, pacientes do Hospital do Rim (etapa A); e 30 pacientes oncológicos do Hospital das Clínicas, com câncer de órgão sólido (etapa B).

Na fase 2, participarão 558 pessoas, entre transplantados de órgãos sólidos e pacientes oncológicos, todos fazendo terapia imunossupressora (etapa C).

Redação: