A Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma tecnologia para purificação do ar que futuramente vai equipar os modelos da marca. Durante os testes laboratoriais, se mostrou eficaz para inibir vírus e bactérias transmitidas pelo ar em até 97%.
+Dados de milhões de brasileiros são vendidos na internet
+Estudo aponta que água de Marte pode estar escondida no subsolo do planeta
+Moderna começa testes da vacina contra covid-19 em crianças e bebês
O sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado do protótipo usa a tecnologia nanoe™ X da Panasonic para inibir bactérias e vírus nocivos. A Jaguar Land Rover fez uma parceria com o Perfectus Biomed, laboratório britânico líder em microbiologia e virologia, para realizar o teste de câmara selada, projetado para simular um sistema de ventilação veicular em modo de recirculação durante um ciclo de 30 minutos. A pesquisa independente mostrou que vírus e bactérias foram inibidos em até 97%.
A tecnologia nanoe™ X também foi testada para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pela Texcell, uma organização global de pesquisa especializada em testes virais e imunoperfilamento, um dos laboratórios do mundo com permissão para testar para o novo coronavírus. Constatou-se que mais de 99,995% do vírus foi inibido durante o teste laboratorial de duas horas.
Para fornecer purificação ativa do ar, a tecnologia X™ – dez vezes mais eficaz que sua antecessora nanoe™ – usa uma alta tensão para criar trilhões de radicais hidroxila (OH) envoltos em moléculas de água. Esses radicais desnaturam o vírus e as proteínas bacterianas, ajudando a inibir seu crescimento, além de bloquear alérgenos de forma semelhante para criar um ambiente de ar limpo para os clientes.