O Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA conseguiu capturar uma imagem impressionante da galáxia espiral, conhecida como M51, com seus majestosos ‘braços’ aspirais e irregulares.
+NASA destaca nebulosa ‘Pac-Man’ com muitas estrelas
+NASA: 5 fotos astronômicas incríveis capturadas pelo Telescópio James Webb
+NASA exibe sequência incrível de fotos de Saturno
A mais nova imagem, super detalhada, foi capturada graças ao ‘Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI)’ do Webb, e faz parte de uma série de observações coletivamente intituladas “Feedback em Aglomerados Estelares Extragalácticos Emergentes”, ou FEAST, que explora a formação de estrelas em galáxias fora da Via Láctea.
A Galáxia do Redemoinho, ou M51, está localizada a 27 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Canes Venatici e tem uma ‘relação tumultuosa’ com a galáxia anã NGC 5195, o que influencia a forma de seus braços espirais.
Na imagem, é possível observar a galáxia espiral ocupando toda a imagem, sendo seu núcleo principalmente branco brilhante. Há também uma luz branca e azul pálida que irradia das estrelas e poeira no centro do núcleo. Já os ‘anéis’ detalhados exibem faixas de laranja profundo e cinza nublado, intercaladas por regiões vazias mais escuras em toda a imagem.
Ripple effect 🌀
Seen here by Webb's Mid-Infrared Instrument (MIRI) is the galaxy M51, also known as NGC 5194. The gravity of its neighbor, the dwarf galaxy NGC 5195, is thought to be partially responsible for those prominent & distinct spiral arms! More: https://t.co/6i0ZsjGGuQ pic.twitter.com/KAK7n191v5
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) August 29, 2023