James Webb captura imagem fascinante de famosa galáxia espiral

James Webb captura imagem fascinante de famosa galáxia espiral
James Webb captura imagem fascinante de famosa galáxia espiral (ESA/Webb, NASA & CSA, A. Adamo (Stockholm University) and the FEAST JWST team)

O Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA conseguiu capturar uma imagem impressionante da galáxia espiral, conhecida como M51, com seus majestosos ‘braços’ aspirais e irregulares.

+NASA destaca nebulosa ‘Pac-Man’ com muitas estrelas
+NASA: 5 fotos astronômicas incríveis capturadas pelo Telescópio James Webb
+NASA exibe sequência incrível de fotos de Saturno

A mais nova imagem, super detalhada, foi capturada graças ao ‘Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI)’ do Webb, e faz parte de uma série de observações coletivamente intituladas “Feedback em Aglomerados Estelares Extragalácticos Emergentes”, ou FEAST, que explora a formação de estrelas em galáxias fora da Via Láctea.

A Galáxia do Redemoinho, ou M51, está localizada a 27 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Canes Venatici e tem uma ‘relação tumultuosa’ com a galáxia anã NGC 5195, o que influencia a forma de seus braços espirais.

Na imagem, é possível observar a galáxia espiral ocupando toda a imagem, sendo seu núcleo principalmente branco brilhante. Há também uma luz branca e azul pálida que irradia das estrelas e poeira no centro do núcleo. Já os ‘anéis’ detalhados exibem faixas de laranja profundo e cinza nublado, intercaladas por regiões vazias mais escuras em toda a imagem.

Back to top