James Webb captura o que restou de explosão estelar da Cassiopeia A

James Webb captura o que restou de explosão estelar da Cassiopeia A
James Webb captura o que restou de explosão estelar da Cassiopeia A (NASA, ESA, CSA, STScI, D. Milisavljevic (Purdue University), T. Temim (Princeton University), I. De Looze (University of Gent))

O Telescópio Espacial James Webb capturou uma incrível imagem da Cassiopeia A (Cas A), um remanescente de supernova, que é formado através da explosão de uma estrela massiva.

+Threads pode ser lançado na União Europeia ainda este ano
+NASA destaca vista lunar incrível a bordo da espaçonave Orion
+Hubble destaca imagem incrível de nebulosa com formato de borboleta

Ao compartilhar a nova imagem, a NASA destacou suas cores e forma, a caracterizando o remanescente de supernova Cassiopeia A, como um belo enfeite de Natal. É possível ver este remanescente pela camada de material em expansão ejetada pela explosão da estrela, o brilho também se deve pelo gás da estrela antes de morrer.

A alta resolução da NIRCam, a poderosa câmera infravermelha do Webb revela detalhes da expansão da concha de material proveniente da estrela antes de sua explosão, oferecendo uma perspectiva sem precedentes.

A imagem proporciona uma visão sem precedentes da supernova Cas A, anteriormente inalcançável em termos de resolução nessas faixas de infravermelho. Este remanescente de supernova, amplamente estudado ao longo dos anos por diversos observatórios, agora entra em uma nova fase de exploração com as capacidades avançadas do Telescópio Espacial James Webb.

Back to top