O Telescópio Espacial James Webb concentrou sua atenção em Urano e conseguiu capturar lindas imagens detalhadas do planeta de gelo, seus anéis, luas e características atmosféricas, incluindo uma tampa polar sazonal.
+Hubble destaca imagem de galáxia irregular há milhões de anos-luz da Terra
+Google revela os termos mais pesquisados dos últimos 25 anos
+Streamer é banida da Twitch após fazer live sem camiseta
Segunda a NASA e a ESA, a sensibilidade única do Webb revelou anéis internos e externos, destacando o anel Zeta e até capturando luas pequenas entre os anéis. A imagem infravermelha do telescópio revelou um mundo de gelo dinâmico e peculiar, com destaque para a tampa polar e tempestades brilhantes, proporcionando insights sobre a complexa atmosfera do planeta.
Além disso, devido à inclinação única de Urano, girando de lado, o planeta experimenta as estações mais extremas do Sistema Solar, com um quarto do ano mergulhado em um inverno de 21 anos. O Webb oferece uma visão sem precedentes, mostrando detalhes que antes não eram visíveis, como a evolução da tampa polar.
The new images reveal detailed features of Uranus’s seasonal north polar cap, as well as bright storms near and below the southern border of the cap. If humans want to send a spacecraft to visit Uranus up close, it’s necessary to understand how to navigate debris from its rings. pic.twitter.com/tvqcZCYTwD
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) December 18, 2023