

A Força de Autodefesa Marítima do Japão divulgou imagens da instalação do primeiro canhão eletromagnético do mundo, desenvolvido por eles para um navio militar do país.
+ Empresa norueguesa cria robô humanoide que trabalha como assistente doméstico
+ WhatsApp deixará de funcionar em vários modelos de iPhone no mês que vem; veja se o seu está na lista
O armamento inovador utiliza energia cinética para disparar projéteis em velocidades hipersônicas, o que se torna uma alternativa eficiente aos mísseis guiados.
O canhão eletromagnético começou a ser desenvolvido em 2016, mas os primeiros testes só começaram em 2022. Um dos principais desafios era garantir a velocidade e estabilidade dos projéteis, além de impedir o desgaste dos canos.
Esses empecilhos foram as principais razões pelas quais os EUA tiveram que interromper e abandonar projetos semelhantes no país, mesmo com um investimento chocante de US$ 500 milhões da Casa Branca.
O governo japonês não divulgou os gastos oficiais com o projeto. Apesar da instalação da arma no navio, o armamento ainda deve passar por outros testes futuramente.
Foto e vídeo: Força de Autodefesa Marítima do Japão. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.