A Embraer divulgou recentemente um Boletim de Serviços que vai permitir aos seus clientes operadores do modelo a instalação de filtros de cabine do tipo HEPA. Os kits dos primeiros 70 aviões já estão em montagem e deverão ser entregues até meados de dezembro.
+“Mars Horizon” é um jogo de estratégia sobre a conquista de Marte
+Astronauta na ISS compartilha vídeo da Terra vista do espaço
+Samsung promove atividades gratuitas sobre Inteligência Artificial e Internet das Coisas
Foram cerca de cinco meses e meio para desenvolver esta solução. Durante este período, a Embraer selecionou o filtro e trabalhou nas etapas necessárias para criar o boletim de serviços, fabricando e comprando várias das peças necessárias para desenvolver os kits. O estudo de instalação para os jatos ERJ 135 e o ERJ 140 também deve ser concluído em breve.
Ainda de acordo com a empresa, na maioria das aeronaves, a troca todo o volume de ar da cabine de passageiros ocorre de 20 a 30 vezes por hora, o que é mais frequente do que a troca do ar em um escritório e de cinco a seis vezes mais que em hospitais.
Os filtros HEPA, que são padrão em todas as versões das famílias de E-Jets e E-Jets E2 de aviões comerciais da Embraer, são extremamente eficientes, capturando 99,97% das partículas transportadas pelo ar e outros contaminantes biológicos, como bactérias, vírus e fungos. Essa tecnologia também está disponível nos jatos executivos da Embraer, com os filtros HEPA sendo padrão nos jatos Praetor 600 e Praetor 500.
Outra solução preventiva foi a aprovação do uso de MicroShield360, um sistema de revestimento preventivo que, quando aplicado no interior das aeronaves, inibe continuamente o crescimento de micróbios nas superfícies.