Algumas semanas depois de divulgar as primeiras imagens, a Kia revelou oficialmente nesta terça-feira (30) o carro elétrico EV6, o primeiro da marca construído sobre uma plataforma dedicada para carros movidos a bateria. E por falar em acumuladores, um ponto impressionante do modelo é a capacidade de ir de 10 a 80% de carga em apenas 18 minutos na tomada.
+Empresa trabalha em projeto de avião capaz de voar de Los Angeles a Tóquio em três horas
+Facebook estuda banir notícias da rede social no Canadá
+Saab estuda uso de impressão 3D para reparos de emergência no caça Gripen
Isso é possível graças à possibilidade do sistema elétrico do Kia EV6 aceitar carregadores ultrarrápidos de até 800V, que permitem atingir uma autonomia de 100 km em 4,5 minutos de recarga. Com uma carroceria do tipo crossover, o modelo mistura linhas de SUVs e dos carros esportivos. Já a plataforma é a E-GMP, que é a mesma que será utilizada no Hyundai Ioniq 5.
O modelo é capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 3,5 segundos, atingindo 260 km/h de velocidade máxima em sua configuração GT, que usa baterias de longo alcance de 77,4 kWh para alimentar dois motores, com potências combinadas de 585 cv e que tracionam as rodas dianteiras e traseiras. Mas a linha inclui também variações mais mansas, a partir de 235 cv e com autonomia de até 510 km.
O carro elétrico Kia EV6 será produzido na Coreia do Sul e estreia no mercado internacional a partir do 2º semestre deste ano.