A Nasa deve adiar para outubro uma nova tentativa de lançamento da missão lunar Artemis I, adiada pela segunda vez no sábado (3) após os técnicos não conseguirem contornar um vazamento de hidrogênio na interface entre a linha de abastecimento e o foguete SLS.
+ Saiba como transferir dados do WhatsApp do iPhone para um Android
+ Artemis I: cinco coisas que você precisa saber
+ Saiba como localizar o seu celular Android perdido
Os técnicos pretendem realizar o reparo na plataforma de lançamento, com a montagem de uma estrutura especial para proteger o hardware das intempéries e também fazer testes em temperaturas criogênicas.
Mas a Nasa não descarta que o foguete, caso necessário, possa ser transportado da plataforma de lançamento de volta para o edifício Vehicle Assembly Building (VAB), onde será possível coletar o maior número de informações para ajudar a entender a causa do problema.
Pode ser necessário ainda reiniciar as baterias do sistema, quando os técnicos devem aproveitar ainda para checar outros elementos críticos do foguete para garantir a integridade de todos os sistemas.
Dentro da programação da Nasa, entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro são 14 as datas disponíveis para o lançamento. Janela que reduz para 11 oportunidades entre os dias 17 e 31 de outubro.