Em 1º de julho de 2023, a conta oficial da Lockheed Martin no Instagram postou um stories interessante na rede social para celebrar o 80º aniversário de sua famosa divisão de projetos avançados da Skunk Works.
Entre as silhuetas de aeronaves mostradas, há uma que realmente chamou a atenção de todos: a de uma aeronave desconhecida, que pode ser o projeto da Lockheed Martin para o NGAD (Next Generation Air Dominance) ou algum outro programa secreto.
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Em maio deste ano, o secretário de Relações Públicas da Força Aérea anunciou que o Departamento da Força Aérea começou a solicitar propostas para o caça NGAD de 6ª geração que substituirá o F-22 com a intenção de adjudicar um contrato em 2024.
A Plataforma pretende ter capacidades de atacar ameaças aéreas e terrestres para alcançar superioridade aérea e apoiar a Força Conjunta. A próxima geração de aeronaves também cooperará com aeronaves autônomas não tripuladas, sendo desenvolvidas como parte do programa dedicado Collaborative Combat Aircraft (CCA).
De acordo com o secretário Kendall, a Força Aérea dos EUA deve adquirir 200 caças NGAD junto com 1.000 CCA, drones autônomos que cooperarão no papel de “ala leal” com as aeronaves de combate de sexta geração dentro de um “sistema de sistemas” que vê os caças cooperando e interconectados com outros ativos (incluindo F-35s), satélites, uma rede de nuvem de combate segura, nós de defesa aérea e assim por diante.
Pelo menos um modelo em escala real do NGAD voa em segredo pelo menos desde 2020. Então, em 2022, o The War Zone avistou outra aeronave sem cauda de asa delta em imagens de satélite da Área 51 que podem estar relacionadas ao programa NGAD. Há também uma série de avistamentos interessantes nos EUA observados em 2014 que ainda não foram explicados.
Em termos de forma e plano, este design de 6ª geração é semelhante aos designs anteriores lançados pela Lockheed Martin, mostrando um desenho sem cauda (considerado ideal para obter baixa assintura de radar) com uma planta de asa em forma de diamante com bordas retas à frente e à direita.
Os motores estão totalmente contidos na fuselagem, com apenas duas protuberâncias denotando sua posição na fuselagem superior. Como muitos projetos de baixa assinatura, o escapamento está localizado na superfície superior da fuselagem traseira, protegendo quase completamente a assinatura infravermelha dos bicos bidimensionais em forma de diamante.
As entradas de ar não são visíveis, pois são montadas abaixo da fuselagem, niveladas com a junção entre a raiz da asa e a fuselagem, como podia ser visto em uma renderização frontal mais antiga do design quase idêntico.
Com base na silhueta compartilhada nas redes sociais, o criador de vídeos e gamer DCS World AD_FOX2 (@aviationdesigns_mg) criou a renderização interessante que você pode encontrar ver acima.