Lua Cheia Júpiter e Saturno estarão visíveis no céu desta noite

Lua Cheia Júpiter e Saturno estarão visíveis no céu hoje à noite . Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira, além da Lua Cheia, o Universo nos dará um bônus bastante especial: Júpiter e Saturno, os gigantes gasosos do Sistema Solar, que estarão “ali por perto” da Lua, na mesma região do céu observável, fazendo pose serem visualizados a olho nu.

+ Três aeroportos brasileiros receberão o gigante Antonov AN-124 nesse final de semana
+ Este Fusca na verdade é um Porsche
+ Bianca Andrade celebra primeira semana de Cris: “Amor sem explicação”

Para observar planetas que estão visualmente próximos da Lua no céu, devemos usá-la sempre como um guia

Guia de observação ( horário de Brasília)

1. Prepare-se para ver o nascer da Lua Cheia mais ou menos a partir das 17h30min, dependendo da sua localização. Você deve olhar o lado leste (L), oposto ao lado oeste (O) onde o Sol neste horário já estará quase se pondo.

2. Com o passar do tempo, com a rotação do nosso planeta, a Lua Cheia vai aos poucos subindo ao céu. Por volta de 18h30, mais ou menos 1h depois do nascer da Lua, Saturno vai despontar no horizonte leste (L). Você começará a ver o planeta que a olho nu é um ponto brilhante de aparência estelar.

3. 20h, uma hora e meia mais ou menos depois da aparição de Saturno, ainda a leste (L), você já poderá ver Júpiter, também de aparência estelar, mas bem mais brilhante. Aos poucos, por efeito da rotação da Terra, os três vão ascendendo juntos ao céu.

4. Ao longo de toda a noite, os três astros vão ascender ao céu, passar pelo ponto mais alto no firmamento, e depois descerão para o horizonte oeste (O), do lado oposto onde nasceram.

No final da madrugada, quando o Sol estiver nascendo do lado leste (L), por volta de 6h30, Lua, Júpiter e Saturno poderão ser vistos sobre o horizonte oeste (O) no céu, como na imagem baixo.

Redação: